sexta-feira, 26 de março de 2010

O fenómeno do bullying


Agora não se fala de outra coisa se não o dito fenómeno do bullying. Fenómeno este que já não é recente, sempre existiu, mas que agora está muito em voga. Não quero com isto dizer que deve ser desvalorizado, pois considero-o grave e mais graves ainda podem ser as suas consequências.
O que me levou realmente a abordar o assunto, foi a leitura de um relato de uma vítima de bullying, numa altura em que nem se falava desta palavra. Foi o relato mais impressionante que já li. Não só pela situação propriamente dita, mas pelo facto de eu não estar à espera de encontrar tamanha revelação no livro em questão. E esse livro é o que eu estou a ler no momento, "As Pequenas Memórias" de Saramago.

"...eu estaria, creio, entre os meus dois e três anos. Um pouco afastado da casa havia um monte de caliça abandonado de alguma obra. À força (a minha débil resistência de nada podia servir), três ou quatro rapazes crescidos levaram-me para lá. Empurraram-me, atiraram-me ao chão, despiram-me os calções e as cuecas, e, enquanto uns me prendiam os braços e as pernas, um outro começou a introduzir-me um arame na uretra. Gritei, esbracejei desesperado, esperneei o mais que podia, mas a cruel acção prosseguiu, o arame penetrou mais fundo. Talvez o sangue abundante que começou a sair do meu pequeno e martirizado pénis me tenha salvo de pior..."

Quando ia a ler isto, no metro, e inconscientemente a visualizar toda a situação, até me vieram as lágrimas aos olhos. Isso também faz parte do dom do escritor, que nos consegue sugar de tal maneira que parece que estamos a viver a situação retratada no livro.

1 comentário:

Me 2.0 disse...

Mi o Bullying sempre existiu mas agora é mais grave...antigamente cheva-se a casa com uns arranhoes umas negras e a dor da humilhação...hoje dão suicidios e coisas drasticas...as crinaças são amis crueis que nunca, têm acesso a info que nunca deveriam ter e pais de merda que não exercem autoridade nem sequer interesse pelos filhos....
o problema é a leviandade da sociedade permissiva...